Um controle eficaz de pragas exige o conhecimento da biologia, dos hábitos, de um estudo dos fatores que propiciam um aumento das populações de pragas, dos produtos químicos adequados para seu controle e a maneira correta de aplicação de acordo com cada situação. Além de tudo isto, as novas tendências de controle de pragas exigem inspeções minuciosas periódicas e acompanhamento por pessoal capacitado. É desta maneira que a Tecnomad efetua um serviço de qualidade, com respeito ao meio ambiente e garantia do trabalho realizado.

As pesquisas em busca de novos produtos que ajudem no controle de insetos e pragas receberam enorme impulso nas duas últimas décadas. Nestes anos foram desenvolvidos produtos micro-encapsulados e toxinas específicas para pragas urbanas e/ou agrícolas. Desta maneira, as técnicas hoje disponíveis permitem desde a produção de plantas transgênicas que evitam a predação por insetos até a utilização profissional de inseticidas sintéticos derivados de produtos presentes em grupos de plantas.

Todo o desenvolvimento de produtos inseticidas e raticidas menos tóxicos e menos agressivos ao meio ambiente não significa que estes podem ser usados indiscriminadamente. Há a necessidade de que se faça o uso de técnicas avançadas de inspeção e monitoramento que permitem determinar as pragas existentes, os locais e a intensidade que estão ocorrendo.