barata verde efeito verdeNo Brasil, as espécies mais comuns são:

·      Blatellagermanica – conhecida como barata de cozinha, francesinha ou baratinha alemã
·      Periplaneta americana-  conhecida como barata de esgoto.

Barata de cozinha (Blatellagermanica)

Principais Características

·      Os adultos medem de 12 a 16 mm
·      Podem viver de 4 a 6 meses
·      Os adultos podem viver até 1 mês sem alimento.

Onde se abrigam:

·     Geralmente em ambientes quentes e úmidos, tais como frestas de batentes e rodapés, motores de geladeira, de máquinas de café, eletrodomésticos, frestas de alvenaria, gabinetes e armários embutidos.

Barata de esgoto(Periplaneta americana)

Principais Características

·      Os adultos medem de 30 a 45 mm
·      Vivem em média 1 ano, mas pode chegar em alguns casos a 3 anos
·     Prefere ir de um local a outro usando as pernas. No entanto, nos dias quentes, pode voar

Onde se abrigam:

·     Caixas de esgoto e gordura, quadros de energia elétrica e telefonia, forros, porões, sótãos, vestiários, áreas externas de imóveis.

Informações Gerais:
Há mais de 3.500 espécies no mundo. Cerca de 35 delas vivem em intensa associação com o homem. Essas têm hábitos noturnos, e saem à noite para buscar alimento e água, ou para se acasalarem.

Estão entre os organismos mais resistentes na natureza, podendo ficar até 30 dias sem se alimentar, e até quase 1 semana sem água. Dessa forma, não é difícil imaginar como estão bem supridas com a quantidade de alimento que o meio urbano oferece, na forma de lixo e descarte abundante de alimentos.

Possuem hábitos alimentares diversos, podendo se alimentar de doces, salgados, alimentos gordurosos, peças de roupas, cadáveres, até lixo e material de esgoto.

As baratas podem causar a contaminação de alimentos através do contato com suas fezes, vômitos, baratas mortas e germes patogênicos.

Depois da mosca doméstica, as baratas são os insetos que mais facilmente transportam germes de um local para outro. De acordo com estudos, as baratas podem transportar cerca de 40 bactérias patogênicas diferentes. Podem abrigar também vírus, protozoários, fungos, causando uma série de enfermidades, como conjuntivitegastroenterites, infecções urinárias, alergias, amebíase, hepatite, entre outras.